Na naturopatia, a aplicação de ventosas é considerada uma terapia de eliminação. De acordo com a interpretação ocidental, o mecanismo de ação mais provável envolve o aumento local do fluxo de sangue e a estimulação de um segmento, no sentido de um mecanismo reflexo viscerocutâneo.
A sucção causa a libertação de sangue e de líquido tissular no tecido subcutâneo. Isso ativa o fluxo de sangue e aumenta a eliminação dos metabólitos. Esse procedimento pode ser altamente efetivo nos casos de tensão muscular e de pontos-gatilho.
Segundo a Medicina Tradicional Chinesa a aplicação de ventosas regulariza o fluxo do Qi e do sangue e ajuda a extrair e eliminar os fatores patogénicos como vento, frio, humidade e calor. As ventosas movimentam o Qi e o sangue e abrem os poros da pele, precipitando a remoção de agentes patogénicos através da própria pele.
Definir o que são ventosas;
Indicações e contraindicações;
Aplicar as diversas técnicas de ventosas por região anatómica.
8 horas
8 horas (um dia)
Estudantes e profissionais de saúde de Naturopatia, Medicina Tradicional Chinesa, massagistas, terapeutas de Shiatsu e de Tui ná.
9º ano ou idade igual ou superior a 18 anos tendo em conta a ordem de inscrição.
Pré-inscrição: 25€ (será deduzido no valor do Workshop)
Mensalidade: 90€
As aulas são presenciais, ministradas ao fim-de- semana conforme o horário definido para a formação.
Formação presencial, componente teórico, na qual a atividade formativa se desenvolve em sala de aula e sala de práticas, promovendo a interação permanente entre formando/formador.
De forma geral 1 sábado ou 1 domingo
Das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00
As sessões de formação têm a duração de 1h40m com um intervalo de 10 minutos sensivelmente a meio da sessão.
Sábado 5 de Outubro de 2024
Incluído no valor do workshop. Entregue em formato papel no dia da formação.
A frequência (frequência total) e conclusão com aproveitamento no presente curso, em virtude da ESMOT estar certificada pela DGERT – Direção-Geral do Emprego e das Relações do Trabalho confere um Certificado de Formação Profissional emitido como previsto no SNQ- Sistema Nacional de qualificações e Portaria nº 474 de 2010, registado na Plataforma SIGO - Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa.
(consultar área dos formadores)
Marina Duarte