ESMOT
ESMOT
Escola de Medicina Oriental e Terapêuticas

Cursos

Medicina Tradicional Chinesa

A MTC, também conhecida como Medicina Chinesa, é o nome usualmente dado ao conjunto de práticas de medicina tradicional em uso na China, desenvolvidas ao longo dos milhares de anos da sua história. É considerada uma das mais antigas formas de medicina oriental. A MTC fundamenta-se numa estrutura teórica sistemática e abrangente, de natureza filosófica. Ela inclui entre os seus princípios o estudo da relação de Yin/Yang, da Teoria dos Cinco Elementos e do sistema de circulação da energia pelos Meridianos do corpo humano. Os métodos terapêuticos usados abrangem a Acupuntura, a Fitoterapia, Tui Na (massagem terapêutica chinesa), Dietética, tudo sob o domínio da MTC. A MTC é a arte de prevenir e tratar doenças e possui vários recursos terapêuticos, entre eles a Acupuntura, a Moxa e a Fitoterapia. A MTC é uma medicina multidisciplinar «energética» funcional. Quer isto dizer que entende que qualquer distúrbio orgânico é sempre produto de um desequilíbrio energético.

Em Portugal, as Leis 45/2003 de 22 de agosto e nº 71/2013 de 2 de setembro das Terapêuticas não Convencionais prevê a integração deste profissional no serviço nacional de saúde, correspondendo assim às orientações da Organização Mundial de Saúde.

Objetivos:

Formar o Acupuntor profissional capaz de executar as fases de análise e estudo, diagnóstico e tratamento de um amplo aspeto de afeções.

Duração:

Curso com a duração de 8 semestres letivos.

Carga hóraria total:

Regime Intensivo de Formação Geral – 3200 horas
De acordo com a metodologia de ensino-aprendizagem adoptada pela nossa instituição, estão mencionadas as horas letivas bem como as que correspondem ao trabalho científico desenvolvido fora do contexto de sessão de formação. Por motivos de regulamentação ou exigências científico-pedagógicas, o programa poderá estar sujeito a ajustamentos (curriculares e/ou de cargas horárias), tendo em vista uma melhoria do processo formativo em causa.

Competências:

Especialista em Medicina Tradicional e Alternativa, Designação CNP 2.2.3. no Grupo 2.2.3.0.1.* (Acunpuntor)
*Designação CNP – Classificação Portuguesa das Profissões 2010
Detectar e caracterizar perturbações do equilíbrio energético, utilizando a acupuntura e outras terapias, segundo a arte de curar chinesa.
Determinar pontos de acupuntura que assegurem o reequilíbrio energético.
Estimular os pontos através dos métodos tradicionais.
Executar massagens, prescrever dietas, movimentos e preparados fitoterapêuticos.

Saídas Profissionais:

  • Acupuntor profissional, com gabinete próprio ou em clínica privada.
  • Consultor
  • SPA's
  • Dietéticas

Material Didático:

Disponibilização de materiais didático-pedagógicos na plataforma Moodle.

Requisitos de Candidatura e Seleção:

De preferência ter concluído 12º ano.
A seleção dos candidatos será feita tendo em conta as habilitações, uma entrevista e ordem de inscrição.

Próximo ano letivo:

Outubro 2017 (Ano Letivo 2017 / 2018)
Possível Estágio nas nossas Clínicas.

Programa Curricular
Esmot moodle
itsds
DownloadGuia estudante 2015