ESMOT
ESMOT
Escola de Medicina Oriental e Terapêuticas

Cursos

Curso de Etiopatia (Medicina Etiopatica)

Do Grego “aitia” causa e “pathos” sofrimento a Etiopatia procura a origem da doença para poder suprimi-la, por um tratamento que vai para além dos sintomas, atacando diretamente a fonte da patologia.

Ciência recente, mas com um grande futuro. Terapia mecanista, a Etiopatia constata que o corpo humano feito de milhões de anos de evolução tem de funcionar corretamente. Se algo perturba o corpo, se uma disfunção surge em qualquer parte do corpo, o Etiopata procurará identificar a causa encaminhando desse modo para um tratamento apropriado.

A Etiopatia rege-se por um método de análise visando encontrar a origem real de uma patologia, a causa, sem se deixar confundir com os efeitos. Tratamento preciso e rápido a Etiopatia traz novamente à luz gestos antigos enriquecidos de geração em geração, mas com os conhecimentos anatómicos atuais. Um bom diagnóstico para uma boa terapêutica.

Atualmente queremos um equilíbrio para a nossa saúde, procurando os meios mais naturais para manter o corpo saudável sem intoxicá-lo com substâncias químicas. O Etiopata não se desvia do que é natural, pelo contrário restabelece-o.

  • A anatomia: perceber a constituição do corpo
  • A biologia: perceber o funcionamento do corpo
  • A clínica: perceber as disfunções do corpo
  • As técnicas: aprender as técnicas para restabelecer a mobilidade

Objetivos Gerais / Competências Visadas:

Pretende-se orientar esta formação no sentido de introduzir na sociedade esta nova prática pertencendo as medicinas naturais e alternativas com bases puramente científicas.
O Etiopata é um profissional de saúde natural com capacidades profissionais que ultrapassam as competências das técnicas manipulativas mecanistas (semelhante à osteopatia), mas também com competências no diagnóstico e tratamento da maioria das doenças orgânicas tratadas pela naturopatia e terapia regenerativa.
A Etiopatia fundamenta a sua prática na etiologia, a causa primária da doença e na fisiopatologia humana, com uma taxa de sucesso mais elevada, na remissão das doenças sejam elas crónicas, auto-imunes, degenerativas ou ditas "incuráveis", que tratamentos tendo recurso a abordagens de outras áreas.
A Etiopatia é praticada há mais de 40 anos em França, onde existem quatro universidades livres exclusivamente de Etiopatia.

Duração:

Curso com a duração de 8 semestres letivos

Carga hóraria total:

Regime de Formação Geral – 2.520 horas – 10 meses por ano
Regime Intensivo de Formação Geral – 1.700 horas – 11 meses por ano
De acordo com a metodologia de ensino-aprendizagem adoptada pela nossa instituição, estão mencionadas as horas letivas bem como as que correspondem ao trabalho científico desenvolvido fora do contexto de sessão de formação. Por motivos de regulamentação ou exigências científico-pedagógicas, o programa poderá estar sujeito a ajustamentos (curriculares e/ou de cargas horárias), tendo em vista uma melhoria do processo formativo em causa.

Público alvo:

Dirigido a pessoas sem conhecimentos prévios, profissionais e estudantes na área da saúde.

Material Didático:

Disponibilização de materiais didático-pedagógicos na plataforma Moodle.

Certificação:

No final do curso com aproveitamento será emitido um diploma.
Estágio: possível estágio nas Clínicas: Corpus Clinic Terapias Alternativas – Lisboa ou Barreiro.

Requisitos de Candidatura e Seleção:

De preferência ter concluído 12º ano.
A seleção dos candidatos será feita tendo em conta as habilitações, uma entrevista e ordem de inscrição.


Próximo ano letivo:

Outubro 2017 (Ano Letivo 2017 / 2018)
Programa curricular brevemente
Esmot moodle
itsds
DownloadGuia estudante 2015